Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Centro de São Sebastião

Centro


 
Vida noturna agitada nos diversos bares e restaurantes existentes nas ruas coloniais que abrigam um centro histórico tombado pelo patrimônio. Passear pelo centro de São Sebastião é descobrir tesouros da arquitetura colonial a cada esquina. Entre as construções mais significativas, estão a Igreja Matriz, a Casa de Câmara e Cadeia, a Casa Esperança, e, o Museu de Arte Sacra na capela de São Gonçalo. Vale uma visita à Secretaria de Cultura e Turismo e ao escritório do Patrimônio Histórico.
 
 

Casa de Câmara e Cadeia

 
 

Casa Esperança

 
Testemunho da prosperidade de São Sebastião na segunda metade do século XVIII, a Casa
Esperança possui a maioria dos aspectos característicos da arquitetura civil e urbana do século XVIII. Sua construção é em pedra e cal, técnica que usa argamassa de cal e areia. A fachada também é típica do século XVIII. Possui disposição simétrica e ornamentação em pedra.
 
 O teto das salas principais é chamado "teto de gamela ou de armação", possui pinturas originais nas três salas nobres da frente, com paisagens cariocas do século XIX. As peças em pedra são símbolo de riqueza. Algumas vinham de Portugal.
 
 

Museu de Arte Sacra

 
 
 - Em 1969, o CONDEPHAAT tombou a Capela de São Gonçalo. O precário estado de conservação, fez com que, em 1980, fosse instalado o Museu de Arte Sacra de São Sebastião. Com a criação de uma estrutura municipal, em 1992, foi possível iniciar um trabalho de reestruturação do Museu. Em 1996, com o apoio do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o trabalho foi concluído. Possui acervo de imagens sacras da igreja matriz e peças antigas doadas por moradores
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário